Pular para o conteúdo principal
Verificando atividade...
Carregando anúncio...

📖 Seu buscador

CURIOSIDADES ATUAL

Flamengo derrota o Chelsea por 3 a 1

Algumas catracas com Jaé, nova bilhetagem do Rio, começam a ser implementadas nos BRT

 

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram nesta quinta-feira (12/06), no Centro de Operações e Resiliência COR, os detalhes sobre o início da operação do sistema Jaé na cidade do Rio.


 

 Têm acesso ao benefício de gratuidade pessoas com 65 anos ou mais da cidade do Rio, que podem pedir – através do aplicativo – a entrega do cartão físico em casa, de forma gratuita; pessoas com deficiência (e seus acompanhantes) e pacientes com doenças crônicas (durante o período de tratamento), vinculados às unidades de saúde do município; e estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio da cidade

O benefício também se estende a universitários contemplados por programas de cotas do Governo Federal ou pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) de instituições de ensino superior (IES) localizadas na cidade do Rio, além de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desde que devidamente comprovada.


– Estamos definindo datas diferentes para públicos diferentes justamente para garantir uma transição mais suave. Hoje, cerca de 400 mil pessoas utilizam o Jaé, diariamente, um avanço importante, fruto de um trabalho cuidadoso da Prefeitura. Peço que as pessoas se preparem e utilizem a forma digital do Jaé, baixando a última versão do aplicativo, que é mais prática e evita a necessidade de ir até a loja e enfrentar filas – ressaltou a secretária Maína Celidonio.


A partir de 2 de agosto, o Jaé se tornará o único sistema de bilhetagem aceito em todos os modais de transporte público municipal do Rio. Para continuar utilizando os transportes e as integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca (BUC), os usuários precisarão ter o novo cartão Jaé. O BUC permite até três viagens consecutivas em modais de transporte municipais em um período de até três horas, desde que as viagens sigam o mesmo sentido e uma delas seja no BRT. Se o BRT não for utilizado, o benefício é limitado a duas viagens consecutivas no mesmo sentido.


O Jaé, que é totalmente digital, mas também oferece a opção de cartão físico, será o meio de pagamento para essas integrações. A Prefeitura do Rio recomenda que as pessoas evitem migrar para o Jaé na última hora e baixem logo a última versão do aplicativo, que pode ser usado para o pagamento da passagem, através do QR Code. Importante: os modais de transporte estaduais (ônibus intermunicipais, Supervia, metrô e barcas) continuarão utilizando o sistema Riocard

Comentários

ads

  ⏏️ Subir